sábado, 28 de maio de 2011

Dieta Mediterrânea- Com Sabor brasileiro. Bom Livro!!


A TRÍADE MEDITERRÂNEA
                                                                       O TRIGO


                                                                    

   AS UVAS   



                                                                                                                                                                                               

                                                                      AS AZEITONAS

            




"Beba uma taça de vinho durante as refeições principais.Ele exalta o sabor do prato que o acompanha e melhora os processos digestivos, estimulando a produção dos sucos gástricos" (in Dieta Mediterrânea pg150)

"Dieta Mediterrânea- Com sabor brasileiro" é outro livro achado em minhas andanças (rsrsr) pelos supermercados da capital baiana! A fila do caixa estava enorme, véspera de um feriado!! Olhei a minha volta e os olhos pararam na estante giratória, cheio de pequenos livros , os chamados "Pocket". Lá estava ele "Dieta Mediterrânea" dos autores Dr. Fernando Lucchesse & Anonymus Gourmet- comecei a lê-lo já na fila!! E lógico que comprei e li sem parar aquelas página preciosas!!   

É um livro, deveras, diferente, curioso!! É de receitas culinárias? Sim! Mas tem uma proposta bem mais profunda do que, simplesmente, dá receitas de pratos. Um dos autores é médico cardiovascular e o outro  é jornalista.Fizeram uma bela pesquisa pelo mediterrâneo,tem embasamento científico,e  nas receitas são
usados os elementos e ou derivados da tríade mediterrânea- A uva,o trigo e a azeitona.As dicas do Anonymus e as "pílulas"do doutor são fantásticas! Recomendo o livro e a feitura dos pratos.

 A Dieta Mediterrânea não é uma dieta passageira: é um estilo de vida de uma grande extensão mediterrânea, vai além de Púglia(região que é o salto da bota no mapa da Itália) e da própria Itália, ela está diluída pelos doze quilômetros  de margem do mar Mediterrâneo. Desde os tempos imemoriáveis, a tríade mediterânea tem sido: uvatrigo e azeitona  e são estes três elementos que compõem a dieta mediterrânea. (os autores)






"Hipócrates, o pai da Medicina,há mais de 2.500 anos considerou o azeite de oliva um remédio poderoso. Ele vivia na ilha grega de Cós, em pleno Mediterrâneo". (os autores)

RECEITA (dos autores)


TOMATES RECHEADOS (06 pessoas)                              

INGREDIENTES:

06 tomates; 100 g de farinha de rosca; 50 g de queijo ralado;01 lata de sardinha; (ou atum) em conserva; 01 cebola; 03 colheres de massa  de tomate( o mesmo que molho de tomate, extrato ou polpa )
* azeite de oliva para refogar.

Retire o miolo do tomate até ficarem ocos. Reserve os tomates e o miolo.Numa frigideira, refogue a sardinha com o azeite e a cebola bem picada, acrescente o miolo retirado do tomate. Misture e junte a  massa de tomate, a farinha de rosca e, por fim,o queijo ralado. Depois acomode esse recheio dentro de cada tomate. Arrume-os em uma forma e leve-os ao forno por, aproximadamente 20 minutos. Está pronto!
  Bom Apetite!!


N. B (nota do blog) Se quiser, dilua  mais 2 colheres(sopa) de molhos de tomate  em meia xícara de água, acrescente um fio de azeite de oliva e uma pitada de sal. Disponha colheradas do molho, no fundo da forma, e jogue o restante sobre os tomates antes de irem para o forno.


segunda-feira, 23 de maio de 2011

Salmão no laminado

Olá!!!

Aqui em casa , todos adoram salmão, principalmente uma receita de forno que faço, sem modéstia-Divina!!Esse ano, no Dia das Mães, minha filha Érika fez esse bolo maravilho que enfeita minha primeira postagem do blog!! Todo ele era coração: a forma, os chocolatinhos que enfeitavam e,claro, ela fez a receita de coração aberto, pois a massa cresceu como nunca visto!! Quanto ao salmão, ele foi o prato principal do almoço do Dia das Mães . Sei que muitos sabem fazer uma receita de salmão gostosinha, mas essa é a "' minha receita " e a quero compartilhar com vocês , pois além de gostosa-é fácil de preparar!
                                                      Bom Apetite!!



                                                        SALMÃO FESTIVO NO LAMINADO  (passos)

   
INGREDIENTES:

(Para 4 a 5 pessoas)

01  banda de Salmão*(não tire a pele de um dos lados)
                                                                                     

PARA TEMPERAR                                                                            
                                                                                                                                                                                                                                                                                     
03 a 04 dentes( grandes) de alho                                           
0l limão grande                                                                          
0l colher(chá rasa) de cominho                                                
0l maço de coentro (usar só a metade)                                  
0l cálice de vinho branco                                                   
0l colher (sopa) de molho inglês (Mas pode ser brasileiro,paulista, baiano, mineiro...)rsrsrs!
Alecrim (para salpicar no final)


GUARNIÇÃO

0l pimentão verde, 0l amarelo e 01 vermelho  (pequenos) em rodelas( bem fantasia!)
01 cebola branca (média) em aneis 
04 batatas inglesa  (médias),já cozidas, firmes, cortadas em rodelas não muito finas
06 a 08 buquês de brócolis (pré cozidos-ao dente) (opcional)
Azeite de Oliva  a gosto (o ideal é ser bem generoso !! ) rsrsrs
Papel laminado para envolver o salmão

MODO DE PREPARAR (simples, simples, ai, ai!! )

Você, como uma boa cozinheira, já deve ir colocando os legumes e verduras da guarnição para cozinhar!
Enquanto isso,faça o tempero do peixe.

Soque o alho com o sal, o cominho e o coentro até fazer uma pasta,acrescente o caldo do limão, o molho inglês e o vinho branco .Envolva todo o peixe , frente e verso  com este tempero e reserve. 

MONTAGEM

Dilua o extrato de tomate com mais ou menos 01 xícara (chá) de água  e 01 fio de azeite de oliva. Reserve.                                                              

Abra a folha do laminado, um pedaço bem maior que o peixe, que dê para empacotá-lo.
Sobre o laminado, bem centralizado, acame: rodelas de pimentão, cebolas, tomates , regue com azeite de oliva( aqui, na minha terra, chama-se AZEITE DOCE rsrsr) Coloque o peixe sobre essa cama , regue com o molho de tomate, faça outra camada de pimentão, tomate, cebola, coloque as batatas e o brócolis, mais molho de tomate e regue todo ele com azeite de oliva. Por fim, salpique um pouco de alecrim seco.

Enrole do seu jeito, em forma de envelope, cartucho, embrulho. Coloque numa assadeira grande, com um pouco de água  e leve ao forno-não mais que meia hora!!

Acompanhamento??  Arroz branco, purê, couscuz árabe( de semolina) depois darei a receita!! 

                Bom Apetite!! Veja que gostosura!! Lembre-se, gula é pecado!! rsrsrs



domingo, 22 de maio de 2011

Gelato de limão Siciliano -receita do livro Mil Dias em Veneza

 

"Aprendi depressa a amar essa conclusão gelada, cremosa e viciante ,servida em quase todos os almoços e jantares em qualquer osteria e ristorante do Vêneto".(Marlena-a autora)

Ingredientes:


250 ml de sorvete ou sorbet de limão siciliano
04 a 06 pedras de gelo
l20 ml de vodca
0l xícara de vinho espumante *
raspas de 0l limão siciliano.

Modo de fazer
Ponha o sorvete ou sorbet, o gelo, a vodca e o vinho espumante no liquidificador e bata até ficar grosso,cremoso,mas quase sólido.
Ponha dentro de copos de vinho (taças) gelados, salpique com as raspas de limão e sirva-se com colherinha.

* Nota da autora- No Vêneto( um restaurante em Veneza) usa-se o onipresente PROSECCO)

Marlena-A Chef dos Mil Dias em Veneza

" Para mim, a  comida vai muito além das metáforas do amor, do sentimento e da "comunicação"Eu não demonstro afeto com a comida. Não sou tão nobre assim;eu cozinho porq amo cozinhar,amo comer,se alguém que estiver por perto também amar comer, melhor ainda"
                                                                                                       (Marlena De Blasi- autora/personagem)


"Mil Dias em Veneza" é um dos livros que estou lendo, aliás nem pensava em fazer o blog quando comprei este livro no supermercado!! E ele " caiu como uma luva" como livro ilustrativo de estreia do blog!!Vejam se eu não tenho razão!!

Marlena é a personagem dominante do livro Mil Dias em Veneza!! Consegue ser verdadeira, clara, terna, amorosa, paciente...mas também é teimosa, marrenta, irônica , gulosa...além do mais, é uma GOURMET maravilhosa, ama tudo que é relacionado à gastronomia!! É uma Chef de mão cheia!

O livro "Mil Dias em Veneza" reúne as três palavras que intitulam o meu Blog!!  Ele é um festival gastronômico, nele desfilam os coloridos das frutas, legumes, verduras ... dos mercados ao ar livre de Veneza e toda a variedade de ingredientes para se preparar pratos fantásticos!Marlena, uma americana, tem Veneza a seus pés, com suas vielas, praças, restaurantes , canais  com seus vaporettos cheios de turistas, e gondoleiros com suas gôndolas românticas singrando as águas. Assim, ela nos faz sonhar com esse lugar mágico que, no passado, foi palco de lindos romances e  também das muitas aventuras de Casanova rsrsr!!!


Marlena em sua narrativa mostra o quanto gosta de comidas, tanto simples quanto sofisticadas. Além disso, deixa claro o quanto aprecia drinques, vinhos e sua paixão por prosecco!! rsrsr.Vejamos pois.

"No convés de um vaporetto tiro o prosecco da bolsa (leia-se uma bolsa grande)e suas bolhas precisas e intensas atingem a língua como um anestésico" (pg.80)

"Vou me sentar sobre a pérgula(...) para comer um risoto com brotos de lúpulo (sofisticado, não?) (...) Servido por um garçom de gravata cor de salmão"(pg.87)

"Aprecio os ovos levemente cozidos, cortados ao meio, com as gemas alaranjadas e macias e enfeitadas com uma fatia de sardinha fresca e com pedacinhos de polvo frito temperado com azeite ou então as alcachofrinhas do tamanho de um polegar ao molho de alho..." (pg.88)

"comemos uma massa de trigo integral com molho de pato e fígado acebolado.Bebemos um Amarone de La Ragoza"(pg. l36)

Certa noite, enchemos nossa cesta de comida e seguimos de carro até Murazzi..   À luz de uma lamparina, comemos codornas recheadas de figo(...) e assadas sobre galhos de sálvia...Isso com o Mar Adriático a estourar e rugir à nossa volta..."(Fantástico, nã?!)

E assim ela continua com muitas passagens gastronômicas citadas durante a narrativa.Aliás, o livro merece um capítulo só de receitas-fantástico!!)Aqui, postarei algumas!!

                                                         TIM TIM !! Bom apetite!!

quinta-feira, 19 de maio de 2011

A proposta do Blog Degustar, Ler & Sonhar

Olá!!

A proposta maior do blog "Degustar, Ler & Sonhar" é fazer citações gastronômicas sobre receitas e pratos citados  nas obras literárias em geral, com comentários  e apreciações sobre as mesmas . Vale ressaltar que algumas iguarias mencionadas nos livros poderão, quando possível, terem suas receitas divulgadas para a degustação e deleite de todos nós mortaisrsrsrs!!! Sendo assim, poderemos conhecer um pouco mais dos hábitos gastronômicos e preferências culinárias de diversas épocas.


Também faz parte da proposta do blog dar receitas "inventadas" por mim, adaptadas, achadas em divulgações culinárias e daquelas que foram  a mim presenteadas por amigos (as). São receitas que fazem sucesso nos dias festivos e no dia a dia  da minha cozinha, as quais quero muito partilhar com vocês!
                                             

                                  Aguardem a primeira receita, vocês irão adorar!!

A proposta do Blog "Degustar, Ler & Sonhar"

Olá!!

A proposta maior do blog " Degustar, Ler & Sonhar é fazer citações gastronômicas sobre pratos e receitas que aparecem em obras literárias em geral. Vale ressaltar que algumas iguarias mencionadas nas obras, poderão,quando possível, terem suas receitas divulgadas para a desgustação e deleite de todos nós mortais rsrsrsrs!!! Sendo assim,poderemos conhecer mais um pouco dos hábitos gastronômicos e das preferências alimentares de várias épocas.

Também pretendo mostrar alguma receitas "criadas", adaptadas, tomadas de empréstimos, outras tantas maravilhosas oferecidas pelos amigos(as) e que fazem sucesso em datas festivas e também no dia a dia da minha cozinha.
                                                      Vejam a primeira receita, vocês irão adorar!!        

terça-feira, 17 de maio de 2011

Degustar, Ler ...e o SONHAR?





















Olá!!

O SONHAR está interligado com a arte literária!!Quem nunca sonhou com os príncipes, das histórias , desejando encontrá-los, um dia, em suas vidas? Lembrando que alguns príncipes viram SAPOS!! rsrsrs.Quem jamais sonhou com paisagens brumosas, longínquas em companhia de um ser maravilhoso, encantado ou encantador rsrsr? Quem nunca, em seus sonhos, casou-se namorou, ficou ...com seu herói, fosse ele artista, cantou, desportista, celebridade, personagem de livros, filmes, novelas ou mesmo com pessoas comuns  do seu cotidiano? Quantos de nós desejamos que aquele sonho tão lindo nunca  terminasse? E mais, quem já despertou de um sonho maravilhoso e voltou a dormir só para retornar de onde parou e tentar concluir a cena fantástica que estava vivendo ?! E aqui para nós, algo bem difícil de  se conseguir!! Pois é, A capacidade humana de sonhar é ilimitada. Sonhamos até de olhos abertos!Assim, sonhamos com a Paz, em acabar com a fome no mundo,com a  Felicidade,com o  Amor...E no plano físico? Com uma mansão, uma casa...um simples teto para morar! Sonhamos com carro, barco, avião...ou qualquer meio de transporte que nos leve ao nosso destino sãos e salvos!!E quando não podemos viajar realmente,  viajamos em sonho! Sonhar faz parte da natureza humana  e o melhor, às vezes, nem é preciso dormir para começar a sonhar!!

Tenham bons sonhos!!

domingo, 15 de maio de 2011

Literatura& Panelas


Olá!!
Desde bem novinha , eu já gostava do burburinho da cozinha e de livros!! Nas, férias, eu passava bom tempo lendo, era sócia-mirim da Biblioteca Monteiro Lobato, em minha cidade, logo podia levar muitos livros para casa e eu fazia a festa!! Comecei uma pequena biblioteca em meu quarto  quando ganhei uma antiga cristaleira  que tinha lá em casa, uma vez que minha mãe resolveu substituir os móveis "velhos" por novos! Como meu pai era professor de português e adorava os clássicos, eu já tinha uma quantidade razoável de livros! Assim, suas prateleiras que antes guardavam louças, passaram a guardar livros!Mas o mais engraçado é que nas laterais do móvel, eu tinha colado várias fotos de artistas!! As minhas primas adoravam curtir o meu quarto que ficava no sótão da casa rsrsrsr!!!Quanto às panelas, sou neta de portugueses, portanto o arroz-doce com bastante coco fresco (nada de garrafinha!!) era um lanche sempre presente nas casas de minhas tias! Assim como as brevidades, bolinhos finos de maisena, feitos com manteiga, coco fresco e ralado de costas(para ficar mais fino!!) De lá para cá, eu me formei em Letras, casei, tive filhos e tenho minha própria cozinha rsrsrs!! Nunca mais larguei dos livros e nem das panelas rsrsrs!! Espero com esse Blog  poder compartilhar essas minhas duas paixões, de forma conciliada ,com vocês rsrsrsr!!!Também prometo passar as receitas do arroz-doce e das brevidades!!Durmam bem!!

domingo, 8 de maio de 2011

O primeiro dia do Blog nunca se esquece!!


Ontem, segundo domingo de maio de 2011, comemorou-se o Dia das Mães! É preciso deixar claro que  esta data é apenas uma convenção social, pois o Dia das Mães vem a ser  todos os dias! Mas, deixemos os "mercadores" de lado e vamos comemorar esta data!! Não resta dúvida , que esse é um dia  bastante significativo para se  inaurar um blog!!

Um grande abraço!! Até o próximo post.