quinta-feira, 30 de junho de 2011

Luis Fernando Veríssimo- Escritor e Bom Gourmet!!!

Olá!!


Hoje, estou fazendo este Post, tendo como matéria-exemplo o escritor brasileiro, nascido em Porto Alegre, Luís Fernando Veríssimo. Veríssimo é autor de crônicas espetaculares, como " A Velhinha de Taubaté, O Analista de Bagé ,Ed Mort, Comédias da Vida Privada, A Mesa Voadora, entre outras. Além de escrever crônicas, também é romancista, escreve novelas, quadrinhos e poemas!! O homem é poderoso com as palavras!!Seu senso crítico é hilariante!!

Foi em um Natal desses que uma de minhas filhas ganhou o livro"A Mesa Voadora" , não conhecia o livro, mas quando vi que o autor era Veríssimo,logo falei que o riso seria a tônica das crônicas, ainda mais com aquele título e a capa, por si só , hilária!! O livro tornou-se disputado , quem o  lia, logo queria  comentar as histórias  e quem  ouvia os comentários se acabava de tanto rir!! Ainda assim, todos nós lemos o livro na  íntegra e, apesar de termos ouvido muitas das histórias, rimos de novo ao relê-las!! Bom demais!!Recomendo a leitura  para aqueles que gostam de crônicas, culinária,e do Veríssimo.

O livro é uma relação muito íntima e salutar entre o autor e a comida. Ele o  divide  em mais de trinta crônicas, cuja cronologia não é sequencial. Os títulos das crônicas já dizem tudo!! " O Buffet", " Às Sopas", "Ovo", "La Petite",O Come e não engorda" "Voracidade", "comida" ,"Bocuse", "Boteco", " Especiarias" entre outros títulos bastante  significativos.

Na crônica OVO, veja o que ele diz!

"Agora essa. Descobriram que OVO, afinal, não faz mal.Durante anos, nos aterrorizamos.Ovos eram bombas de colesterol.Não eram apenas desaconselháveis, eram mortais.Você podia calcular em dias e tempo de vida perdido cada vez que comia uma gema.Cardíacos deviam desviar o olhar se um OVO fosse servido num prato vizinho: ver OVO fazia mal.E agora estão dizendo que tudo foi engano, o OVO é inofensivo(...)Sei não, mas me devem algum tipo de indenização.Não se renuncia a pouca coisa quando se renuncia ao OVO frito.Dizem que a única coisa melhor do que OVO frito é sexo." (...)


Agora, vejam em fotos e em fragmentos de reportagens,  publicadas nas revistas da época , sobre a grande "descoberta"- a inocência do OVO!! Imaginem a felicidade que o nosso querido escritor deve ter ficado rsrsr!!

(Revista Vivasaúde nº 72 )
"Ele passou décadas com fama de bandido.Mas foi absolvido e provou
que é um ingrediente poderoso, capaz de ajudar a reduzir o colesterol e a emagrecer.Duvida?

Aumenta o bom colesterol(HDL), ajuda a manter os músculos, alimenta a memória , diminui a ansiedade  (...)

 Em equilíbrio, evita picos de insulina e aquela vontade louca de
 beliscar ou comer o que há pela frente."


(Revista Saúde! é vital -Junho/2007)


"  Estudos tiraram do OVO o  rótulo de vilão.Sabe-se agora, com absoluta
  certeza, que ele faz bem mesmo.

 É mesmo difícil de acreditar, mas, no mês  passado, uma pesquisa americana
 concluiu que comer ovos mexidos no café da manhã é uma maneira eficiente
 de perder peso.(...)

 ...diabéticos, e os que já sofreram infartos, devem obedecer à antiga limitação- 03 ovos semanais Aos demais indivíduos-o OVO está liberado."



Agora vejam a felicidade que nosso autor  descreve um prato composto por OVOS!!

"Não há nada no sexo comparável a uma gema deixada intacta em cima do arroz depois que a clara foi comida, esperando o momento de prazer supremo quando o garfo romperá a fina membrana que a separa do êxtase e ela se desmanchará (...) e o líquido quente e viscoso correrá e se espalhará pelo arroz  como as gazelas douradas entre os lírios de Gileade nos cantares de Salomão.."Isso é pura poesia!! *

* N.B (nota do blog )                                    Que Delícia!!

                                                                                                            
                                                

Bem, por hoje é só!! Mas vale  comentar, pelo menos, mais duas crônicas desse livro que é , para mim, uma ODE GASTRONÔMICA! rsrsr! Então,aguardem outro POST e  receitas.

                                                                 Ainda assim, comam com moderação!!!

OVO vai em quase tudo o que é receita, em bolos, tortas, docinhos, salgadinhos,cremes, maioneses, na gemada (que levanta até "defunto" rsrsr), omeletes (...). Além disso, você pode saboreá-lo "in natura",quero dizer: frito, cozido, mexido, escalfado, de moqueca...

Vejam, a seguir, a receita  de "Baba-de-moça", aquele creminho amarelinho e sedoso que vai sobre a torta de tapioca (aqui em Salvador é típico) ou na torta de nozes, de abacaxi, enfim..., cujos OVOS são a base da receita. Eu, particularmente, gosto muito do creme " baba-de-moça",sempre, em meu aniversário, compro( em uma delicatessen na esquina aqui da rua onde moro) uma torta  coberta com esse creminho delicioso!! Vejam a foto do bolo em minha mesa de aniversário,ai, ai!! E vamos à receita do creme! 

                                                                                         

                                     
                                                                                                                                                                                                                 
Ingredientes  para a baba-de-moça

l6 gemas*,04 xícaras de açúcar, 01 vidro de leite de coco, l l/2 xícara de água, 01 colher (café) de baunilha (opcional).

MODO DE FAZER

Coloque o açúcar em uma panela e leve-a ao fogo com l l/2 xícara (chá) de água e deixe cozinhar até obter uma calda em ponto de fio.Retire do fogo, junte as gemas passadas pela peneira e mexa bem. Adicione o leite de coco e torne a mexer, misturando bem . Leve a panela de volta ao fogo e cozinhe lentamente, para que a calda fique espessa.Por fim, acrescente a baunilha, envolvendo-a na mistura. Apague o fogo, deixe amornar e sirva sobre a torta de sua preferência. Raspar a panela é GULA rsrsr, mas essa PODE rsrsr!!!

Observação!!

*Lembre-se de usar as claras que sobram para fazer o pudim de claras (já dada a receita em outro POST.)

segunda-feira, 27 de junho de 2011

O chuchu e seus encantos!!

Olá!!

Costuma-se não  dar a devida atenção ao chuchu!! Injustiça!!Chamam-no de sem graça, insosso, fazem piada dizendo que ele dá aos montes até na cerca rsrsr!! Mas, verdade seja dita, ele tem sido usado na cozinha como ajudante nas dieta,pois tem baixa caloria, usa-se em sopas, ensopadinhos, na maionese, em saladas mistas, o suflê é ótimo-levinho, levinho!! Desde pequena, conheço e adoro o saboroso bolinho de chuchu, feito por minha mãe e, depois que casei, ele sempre fez sucesso em minha casa.Apesar de ter dado uma repaginada nele, acrescentado outro ingredientes , ele ainda continua com o gostinho de minha infância!! Apesar de não fazer tanto sucesso na cozinha, já fez sucesso nos versos de uma música dos "Mamonas Assassinas" : "... você é meu chuchuzinho..."   Quem lembra?!

Bem, para vocês saborearem  e aprovarem o meu bolinho de chuchu, segue a receita feita por mim, com direito até a foto!!                                                                                                                                       
                                          
                                                                                                        
                                                           
                                                                    
  BOLINHOS DE CHUCHU

                                         .
  INGREDIENTES

03 chuchus médios, 03 ovos (só a gema),meia xicara (chá)de leite, 01 colher(café) de sal,02 colheres (café) de fermento em pó, 03 colheres (sopa) de queijo parmezão ralado,cebolinha verde picadinha, 02 pitadas de cominho moído, 06 colheres (sopa) de farinha de trigo.Óleo para fritar (use de milho, girassol ou canola)

MODO DE PREPARAR
Descasque os chuchus imersos em água fria, corte-os em pedaços menores. Coloque-os em uma panela com água e o sal para cozinhar até ficarem macios. Escorra em uma peneira e em seguida passe-os pelo espremedor de batatas direto dentro de uma vasilha (de vidro, louça ou plástico). Acrescente as gemas, o queijo parmezão ralado, o leite,o cominho, a farinha de  trigo , envolvendo bem  os ingredientes com uma colher  de pau até formar uma massa uniforme.

Finalmente, corrija o sal,coloque o fermento em pó e a cebolinha picadinha e mexa delicadamente até os ingredientes ficarem envolvidos na massa. A massa não fica muito consistente, o ponto é de fritar às colheradas.Às vezes,o chuchu solta água, portanto acrescente mais um pouco de farinha de trigo, se preciso, envolvendo-a na massa.

Leve uma frigideira (preferência de Teflon) com óleo ao fogo e deixe esquentar bem,frite as colheradas da massa, ajeitando -a com uma colher, em formato ovalado ou redondo, assim como na foto. Vire o outro lado, frite-o também. Escorra os bolinhos em papel absorvente. Deguste como aperitivo ou acompanhamento de outros pratos.

***Para fazer um bolinho mais versátil, acrescente na massa tirinhas de presunto, ou pedacinhos de bacon,ou cubinhos de linguiça...Para uma versão mais light, coloque milho verde, ou azeitonas picadas ou brócolis picadinho...
                                           Bom Apetite!!
                                                                                                                                                                                                                                                   

domingo, 19 de junho de 2011

Alcachofra -A flor da cozinha

Olá!!                                          QUE FLORES LINDAS E SABOROSAS!


Sei que algumas pessoas sentem "pena" de comer flores, mas tenho certeza que são aquelas flores bonitinhas, que estamos mais habituadas em vê-las em arranjos e  buquês!! Mas degustamos tantas flores que nem sabemos!! Muitas delas,comemos até com gosto, pelo simples fato de não serem tão "comuns" em enfeites! Por exemplo : a alcachofra, Considerada como iguaria fina, muito apreciada em jantares chiques!!  E os buquezinhos da couve flor, (deliciosos ao forno, gratinados com molho branco ou à milanesa !!),idem aos buquezinhos do brócolis! Viu aí, amigas ?!

Das flores comestíveis, a alcachofra é a mais "estranha", pois não se parece com uma flor "convencional" rsrsrs-mas é linda !! É originária do Meditarrâneo! Olha aí o mediterrâneo em tudo!! As propriedades dessa flor são muitas! Previne o  câncer ( da bexiga , do cólon ...), auxilia nas funções do fígado, controla a glicemia, pois possui muitas fibras, tem propriedade diurética,limpa o sangue, entre tantos outros benefícios para a nossa saúde. Em sua composição, a alcachofra  possui ferro, magnésio, potássio, calcio (que fortalece ossos, dentes e músculos), zinco, cobre... vitamina K, C, B1, B2... Ufa!! É demais essa flor!!!


Agora, na cozinha...Ai, ai-é tudo de bom!



* Feito por mim!!

                                 

Alcachofras Recheadas com atum e ricota

(Dá 04 porções)

04 alcachofras médias
01 Tomate maduro (mais consistente) em cubos
01 cebola média picada
01 dente de alho médio (amassado)
Azeite de oliva
01 limão  médio (mais ou menos 2 colheres(sopa) de suco
Meio queijo ricota
01 lata de atum ralado ou sólido.
Orégamo
Farinha de rosca

Modo de Preparar

Lave as alcachofras, elimine os talos e corte as pontas das pétalas com uma tesoura de cozinha (passe limão nos cortes).Pressione as pétalas com as mãos para que se abram e lave em água corrente.Descarte o miolo  ( os pêlos ) com uma colher  e vá colocando as alcachofras em uma vasilha com água e suco de limão. Em seguida, coloque as alcachofras em uma panela com mais ou menos 02 litros de água e 02 colheres (chá) de sal.Cozinhe-as por 25 minutos  ou até ficarem macias.
Retire-as do fogo, escorra-as delicadamente(apesar da aparência, são flores rsrsrs!!) (  em uma peneira ou escorredor de macarrão.Reserve.

 Recheio

Leve uma frigideira ao fogo com 02 colheres (sopa) de azeite de oliva, o tomate em cubinho (sem as sementes), a cebola picada,o alho amassado, três gotas de limão, o atum, ( sem o óleo), acerte o sal e refogue.Por fim, acrescente a farinha de rosca e a ricota amassada,misturando. Desligue o fogo .

Montagem

Com uma colher, coloque o recheio entre as folhas das alcachofras. Finalize colocando colheradas do recheio no topo delas, formando um monte. Salpique orégamo e regue com um fio de azeite de oliva .
Arrume-as no prato que irá servi-las. Não vão ao forno !! É só degustar!!
                                                            
                                                                  Bom Apetite!!
Observação!!

É um pouco trabalhoso, mas vale a pena!

sexta-feira, 17 de junho de 2011

O livro "Encantos do Jardim" e suas flores comestíveis mágica!!

Olá!! Hoje estou florida rsrs!!



Apesar de singelas, vejam que lindas essas flores!! Todas as fotos tiradas
 por mim, lá no quintal da minha mãe em Iaçu-Ba.!!




As flores, sabemos, embelezam os jardins, decoram a casa, deixam um salão de festas mais  alegre, enfeitam  lindamente um casamentos, são dadas como presentes em  Dia das Mães, Dia dos  Namorados, aniversários, entre outros acontecimentos. Mas, o  que  muitas pessoas não sabem é que existem flores comestíveis!! Sim, muitas flores servem para fazer pratos culinários, além de também enfeitá-los, lógico!


Porém, é preciso conhecer também o seu poder de causar alergias sérias, e muitas são venenosa!!Exemplos  de flores que não devem ser usadas na culinária são:Copo de leite , bico de papagaio(flor de Natal),Coroa de Cristo,Oleandro etc.


Portanto, é imprescidível conhecer as flores e seu poder benéfico para poder usá-las. Exemplos de flores comestíveis:Girassol (comer só as pétalas, parte com pólem pode causar alergia) tem sabor agri-doce. As Violetas são muito usadas em doces, bebidas, geléias ... (são doces e perfumadas). As Petúnias têm sabor suave e é muito usada na decoração de pratos. A Capuchinha- meio apimentada, parecido com o sabor do agrião.A Calêndula-ligeiramente amarga,lembra o açafrão. A Cravina-sabor apimentado como o cravo da Índia. Cravos- sabor apimentado, parecido com a noz-moscada-muito usado em saladas!As flores da Camomila-de sabor parecido com maçãs doces A flor da abóbora, deliciosa à milanesa!!Entre outras flores.




No Natal, ganhei um livro adorável!! Encantos do Jardim, da escritora americana Sarah Addison Allen . Ela conta a história fantástica da família Waverley (Na Carolina do Norte) que possui uma pequena casa, cujo jardim dá flores comestíveis!! O o melhor dessa peculiaridade do jardim, é que as flores afetam quem as comem de uma maneira curiosa!!


 Claire torna-se uma banqueteira bem- sucedida, usando seus dotes culinários, aliás herança de família ,cujo dom de fazer iguarias, envolvendo as flores do jardim da casa,  interfere no comportamneto dos habitantes da cidade!! É  misterioso, mágico esse tema !!  Indico a leitura do livro, pois é leve e  interessante.
                                      


Assim, Claire, e  sua irmã Sydney  que retorna à cidade, em companhia de sua filhinha Bay de cinco anos , Contam com  o apoio de Evanelle-uma prima idosa que (diz) ter talentos sobrenaturais, elas se unem para refazer os laços familiares e se apoiarem  no trabalho, nas espectativas e ,sobretudo, no encontro com o  amor.



 Vejam alguns trechos do livro e as flores citadas



"Os negócios iam bem,porque todos os habitantes da cidade sabiam que os os pratos feitos com as flores que cresciam em volta da macieira do jardim dos Waverley podiam afetar o comilão de maneiras  curiosas . As bolachas com geléia de lilás, os biscoitos de chá de alfazema* e os bolos para chá feitos com maionese de capuchinha..." (pg.l6)


E mais...

"Os botões de dente-de-leão fritos sobre o arroz de pétalas de cravo-de-defunto, os brotos de abóbora recheados, e a sopa de frutos da roseira garantiam à pessoa que os convidados só reparariam na beleza de sua casa, nunca nos defeitos." (pg.l7)   Que beleza esse cardápio, heim?!



 *As alfazemas citadas na receita estão aqui na foto da casa da minha mãe!!!Lindas!!


 E mais...

"O cardápio da Noite era salada, sopa de iúca, lombro de porco recheado com capuchinha, cebola de cheiro..."   Olha a CAPUCHINHA aí de novo!!


Ah !!! E quanto  as SOBREMESAS?!  " ...os bolinhos com amor-perfeito cristalizados tornavam as crianças atenciosas (...) O sabor de nozes da pasta feita com bulbos de jacinto provocava melancolia e trazia lembranças passadas..."  Nossa, eram poderosas essas receitas!! rsrsr

 Vejam essa!!

...Ela colocou o prato na frente dele, com aquela fatia de bolo tão perfeita e úmida. Espalhadas por cima feito jóias congeladas*, as violetas cristalizadas pareciam gritar: Olhe pra mim! (pg.22)

* A metáfora é linda!! Parece uma pintura!!Querem saber mais, só lendo o livro para se deliciar, literalmente, com as citações dos pratos! Beijos, Diana. 

Receitas (em geral) usando flores!! 

Gelado de camomila( com álcool)

Ingredientes                                                         
                                                                                   
500 ml de água , l00 g de açúcar,7 g de camomila seca,100 ml  de suco de limão-siciliano , 50 ml de champanhe.

Modo de fazer

Leve ao fogo a água, o açúcar e a camomila seca. Deixe ferver e depois mantenha na geladeira até esfriar. Em seguida, acrescenteo suco do limão e leve ao freezer. Mexa de hora em hora ,em um período de 4 horas. deixe no freezer por l2 horas até congelar. Depois de pronto, com o auxílio de uma colher raspe o preparo e coloque em taças . Adicione à taça uma dose de champanhe(um copo pequeno)
                                                                                                                            (Revista Bons Fluídos)
* N.B  Enfeite a bebida com florzinha seca de camomila!
                                                                                     
                                                      Saúde!!                                                                                                                                                                                                           



E Para descansar os pés- FLORES, FLORES E FLORES!!


Um escalda-pés é muito bem vindo, quando chegamos cansados de um dia de trabalho ou mesmo de uma festa. Para  aliviar os pés doloridos,nada melhor do que uma bacia cheinha de água com flores e ervas aromáticas a nos esperar!


Escalda-pés

Coloque, no fundo de uma bacia, alguns seixos (pedras arredondadas do rio). Na falta destes, pode usar bolinhas de gudes. Acrescente água bem quentinha até a borda da bacia  e pingue algumas gotas de óleos  aromatizantes (de alecrim, alfazema,jasmim...) Adicione rodelas de limão, um punhado de sal grosso,flores de camomila, pétalas de rosas,folhas de hortelã fresca  (...)Relaxe, ouça uma música suave enquanto massageia os pés nas pedras do fundo da bacia por uns 10 minutos. Enxugue bem os pés, passe seu creme hidratante de pés e envolva-os com uma meia macia. Bom Descanso!!



                                                                                                                     (foto-BF)
* Veja no próximo Post receita com Alcachofras!!






























            

                                                                





































terça-feira, 14 de junho de 2011

Torta de Liquidificador (com milho)

Olá!!



Como estamos no mês de São João, resolvi  postar esta gostosura da imagem-Torta de Liquidificador (com milho verde). Sempre que a faço, toda a casa  fica com um cheiro alienante, claro que no bom sentido, se isso é possível rsrsr!!  Então, mãos na massa, ou melhor, massa no liquidificador!! Aliás, fácil, fácil!


* Feito por mim!!


Ingredientes

02 xícaras (chá ) de leite
01 xícara (chá) de maizena*
01 xícara (chá) de farinha de trigo
01 xícara (chá) de óleo
04 ovos
01 lata de milho verde (escorrido)
01 colher (sopa) de fermento em pó
Sal a gosto
Queijo parmezão ralado  para polvilhar


*A maizena é optativa para dar mais leveza à massa, mas pode usar 02 xícaras de farinha de trigo, se preferir.



Recheio


Frango desfiado, camarão, bacalhau desfiado,carne moída ( ou outros  de sua preferência)
0l lata de Seleta de ervilha com milho ou ervilha com cenoura.
.
Leve uma frigideira ao fogo quente com óleo, refogue o recheio escolhido  com cebola, pimentão, alho, cominho, sal e  mais ou menos 03 colheres(sopa)  de extrato de tomate, diluído em  mais ou menos meia xícara de água e um fio de azeite de oliva.Acrescente  uma lata de seleta de ervilha com cenoura, ou ervilha com milho.Reserve.

Modo de Fazer

Bata todos os ingredientes no liquidificador, e finalmente o fermento em pó.
Unte uma forma (com óleo ou margarina) de mais ou menos 30 cm de diâmetro
Acrescente um pouco menos da metade da massa. Depois coloque o recheio  e por fim cubra com o restante da massa.Polvilhe com queijo parmezão ralado e leve ao forno preaquecido e deixe assar por mais ou menos 30 minutos ou até dourar bem.Retire do forno e faça a festa!!

                                                    Bom Apetite!!

quarta-feira, 8 de junho de 2011

As Claras que sobraram do "Toucinho do Céu"

 




                                                                                                                                                                                 



PUDIM DE CLARAS ( Receita adaptada por mim)



Ingredientes

Margarina para untar
Açúcar cristal para salpicar na forma                                                         
12 claras (aquelas que sobraram do" Toucinho do Céu"), lembram?
20 colheres(sopa) de açúcar
Raspas da casca de 02 limões
01 casca de limão (em fita) para decorar o pudim                                                                 

 Modo de Fazer

Aqueça o forno a l80 graus . Unte a forma com margarina, salpique com o açúcar cristal e reserve. Bata as claras em neve firme (pt. de suspiro), acrescente o açúcar aos poucos e bata bem. Junte as raspas de limão e misture delicadamente. Com auxílio de uma colher , ponha aos poucos as claras batidas  em suspiro  na forma untada. Leve ao forno em banho-Maria por mais ou menos 20 a 30 minutos  ou até que esteja com a superfície meio dourada .Espere esfriar, desenforme e sirva com calda de caramelo . Enfeite com a casca do limão.                                                                                                                                 
                                                       Delícia!!!  Lembre-se que GULA é pecado rsrsr!!                             

Atenção!

Dê preferência usar forma (média) de buraco no meio(aquela de pudim)
Se quiser individualizar, faça todo o processo igual, mas coloque para assar em forminhas meio altas como a da foto.
Se preferir, em vez de servir acompanhado da calda de caramelo, caramelize logo a forma antes de ir ao forno(como para pudim de leite-é até melhor).

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Citações Gastronômicas - Eça e suas obras!


Olá!!

Olha Ele aí, o Eça!!



Fragmentos do Conto Civilização  ( do livro Os Melhores Contos de Eça de Queirós)

"Recolhemos ao Jasmineiro (residência de Jacinto) personagem principal do Conto) (...) O cozinheiro, mestre Sardão,era exímio nas delícias culinárias e para acompanhá-las muitas variedades de água!!"

QUANTA ÁGUA, HEIN?

"E de água havia sempre no Jasmineiro um luxo redundante- águas geladas, carbonatadas,esterilizadas,gasosas,de sais, minerais, outras ainda, em garrafas sérias, com tratados terapêuticos impressos no rótulo..." Que sede!!

QUANTO À CULINÁRIA... Mestre Sardão  servia aos convidados a sua sopa de alcachofras e ovas de carpa; os seus filetes de veado macerado em velho Madeira com purê de nozes; e suas amoras geladas em éter.

Após o inverno, Jacinto partia para seu velho solar de Torges , enviando antes, por comboios rápidos, em caixotes, tudo o que necessitaria lá em Torges para manter-se confortável como no Jasmineiro!! Eram camas de penas, banheiras de níquel, tapetes persas e, lógico, as coisas da cozinha!! As garrafeiras,geleiras, caixas de águas (aquelas lá descritas acima rsrsr)

Por conta de um desencontro de avisos, e o atraso dos caixotes, Jacinto não encontrou nada pronto!!


"Mas, logo na cozinha negra, cor de fuligem, um bando alvoroçado e palreiro (tagarela) de mulheres depenava frangos, batia ovos,escarolava arroz com santo fervor...E o caseiro repetia " a ceia de suas inselências não demorava um credo" Assim, logo mais, o Zé Brás anunciou docemente que estava na mesa a ceiazinha.  Na mesa de pinho (...) uma vela de sebo, meio derretida num castiçal de latão, dois pratos de louça amarela,ladeados por colheres de pau e garfos de ferro. Os copos, de vidro grosso e baço...Uma broa com um facalhão cravado!! Tudo muito rústico!!A comida chegou fumegante e cheirosa-caldo de galinha, com fígado e moela,arroz com favas, um frango louro, assado num espeto de pau... E para acompanhar o jantar,( cadê as diversidades de águas? ),só tinha um vinho quente, gostoso, penetrante, vivo, que tinha mais alma que muito poema ou livro santo!!" Jacinto, que não era de tanta comilança, acabou entregue a todos os pratos perfumados e ao vinho simples-não refinado!!


Em O Crime do Padre Amaro, Eça mostra muitas passagens gastronômicas, pois era muito comum, nesta época, as reuniões nas casas das famílias importantes da cidade. Estas aconteciam sempre com as presenças, do pároco local, padres, juíz, conselheiros, entre outras personas ilustres!!. Nesses encontros, ouvia-se música, bebia-se vinhos e, lógico, comia-se e muito!!

"No meio da sala de jantar, forrada de papel escuro, (...) a mesa e sua  de toalha muito branca, a louça e os copos reluzindo (...) Da terrina,subia o vapor cheiroso do caldo e, na travessa ,a galinha gorda, afogada num arroz úmido e branco, rodeada de nacos de bom paio, tinha uma aparência suculenta...A um canto, estava  o piano , coberto com uma colcha de cetim (...)



"A Ruça tinha entrado com o chá, S. Joaneira, enchendo as chávenas de alto dizia:" cheguem-se, que este é do bom!! É da loja do Sousa... " Vai um docinho, senhor pároco? disse Amélia" (...) muito fresquinhos! Aquele alí é   *Toucinho do Céu.  " Ah, se é do céu...disse Amaro todo risonho" E olhou para ela tomando o bolo com a ponta dos dedos."













*Toucinho do céu ( Receita original portuguesa)

Ingredientes

01 kg de açúcar, 250 grs de amêndoas raladas,250 grs de manteiga,250 grs de farinha de trigo , *12  gemas, água (metade do peso do açúcar).

Modo de preparar

Faça uma calda em ponto de pasta (açúcar e a água), junte a manteiga e deixe esfriar. Junte as gemas e os demais ingredientes, sendo a farinha de trigo por último .Despeje em uma assadeira e leve ao forno não muito quente para corar.Depois de pronto, corte em losangos e passe por um pouco de açúcar fininho, decore com amêndoas.

Bom Apetite!!



Atenção! Pode-se fazer também em forminhas altas individuais, como as da foto.

*Não se preocupem com o que fazer com as 12 claras que "sobram" , afinal não estamos em época de desperdiçar nada!! Portanto, veja na postagem seguinte a receita de um pudim de claras-simples e delicioso!!




                                                                                      
                                                                             

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Salada deliciosa de palmito e alho poró

(foto Revista Gula)
Olá!!

Prometi a minha filha, Érika, esta receita, mas vocês também poderão se deliciar com esta salada bastante saborosa!!

Observação!! Para aqueles (as) que não estão acostumados, ou não conhecem o alho-poró, saibam que ele não tem o gosto forte do alho!! O sabor está entre  a cebola e  o alho, porém mais suave que os dois!!

O alho-poró serve para fazer muitos pratos - uma variação no recheio da  Quiche Lorraine (prato  francês bastante saboroso!) . Também pode-se fazer sopa, acompanhado de legumes, como batatas e cenouras,  e aquela empanada de liquidificador (aliás tenho uma ótima receita desta massa !!), você pode  recheá-la com um recheio sem nenhum tipo de carne, usando um refogado de alho- poró, espinafre, brócolis, uma seleta de ervilha com milho e ricota amassadinha ...assim bem natural!! Viu como o danado é versátil!!

Quanto ao palmito, acho que não precisa de apresentação!! Ele é um produto das palmeiras Juçara e Açaí!!  Mas hoje, já temos o nosso "palmito" cujo nome é "Pupunha",  é um palmito mais macio, menos fibroso e tem um sabor mais adocicado, este tem sido uma alternativa saborosa e ecológica, porém sua produção ainda é baixa, mas já pode ser comprado nos supermercados e delicatessen das grandes cidades.

Vamos à receita!!

*Feito por mim

Salada de palmito e alho-poró


Ingredientes
01 lata ou vidro de palmito ou pupunha(escorrido e cortados em rodelas)
0l alho-poró( use somente o bulbo-parte branca)*
02 colheres (chá) de suco de limão, 01 dente de alho (comum) pequeno amassado
02 pitadinhas de pimenta cominho moída
100 gramas de peito de peru ou frango em cubinhos(opcional)
0l colher (sopa)) de mostarda Dijon( ou de sua preferência)
Azeite de oliva para refogar o alho-poró e regar a salada depois de pronta.
Sal a gosto.

Modo de Preparar

Leve uma frigideira ao fogo baixo com 02 colheres (sopa) de azeite de oliva
Acrescente o alho-poró cortado em rodelas aneladas
salpique o sal e a pimenta cominho. Mexa devagar até murchar um pouco.Reserve.

Molho

Em uma vasilha pequena,misture o suco de limão, a mostarda , o alho(comum) amassado e azeite de oliva a gosto. Reserve.

Montagem do prato

Em um prato para salada, faça uma camada de palmito, salpique um pouco de sal,regue com um fio de azeite de oliva. Distribua sobre o palmito os cubinhos de peito de peru ou frango (se optar). Em seguida, cubra com o alho-poró refogado e por fim distribua o molho de mostarda.

                                                       Bom Apetite!!

*  A parte verde (folhas)do alho-poró serve para colocar em sopa, fazer farofa..Nada se perde!!                                               

Ah! O Realismo e a Cozinha Portuguesa!!

Olá!


Hoje escolhi falar um pouco sobre o Realismo Português-Escola Literária pós Romantismo, cuja intenção era demover os ideais românticos, que responsabilidade! Sim, digo responsabilidade, pois  combater certos tabus românticos era,deveras, complicado, mas não impossível para estes literatas ! Afinal, as ideias de liberdade ,espalhadas pela Revolução Francesa, ganham a Europa no começo do século XIX .Já em l848 ,as lutas sociais e a profusão de ideias políticas e científicas marcariam o início de uma época  cheia de mudanças no modo de pensar, comportar , agir... .Nessa época, muda-se também o olhar das artes e da literatura- tornam-se mais descritivas, analíticas, críticas. Não à fuga da realidade, a proposta  realista é apontar as falhas sociais e assim possibilitar mudanças. Que movimento!!

A intenção aqui não é ser sala de aula rsrsr!! Mas, as boas informações são sempre bem-vindas, acredito!!
Também não poderia citar Eça de Queirós, escritor português, sem antes falar um pouco (daí que estes escritos não são  de porte acadêmico) sobre o período literário no qual estava inserido, a sua enorme contribuição e o legado  que deixou na literatura Realista.


Vamos ao Homem!

"O Realismo Como Nova Expressão de Arte" foi o título da quarta Conferência Democrática, realizada em l2 de junho de l871. Eça de Queirós foi quem a pronunciou, atacando o Romantismo (movimento literário anterior) Nesta conferência, Eça expõe os valores realistas, o caráter social e  transformador da Literatura sobre uma sociedade  cheia de tabus- obsoleta.Veja como ele se posiciona, em relação aos seus ideias realistas, ao escrever uma carta para seu colega literato "Teófilo Braga".

" Minha ambição é pintar a sociedade portuguesa, mostrar-lhe, como num espelho, que triste país eles formam-eles e elas. É o meu fim nas Cenas Portuguesas. É necessário acutilar o mundo oficial, sentimental , literário, agrícola, supersticioso-e, com todo  respeito pelas instituições de origem eterna,
destruir as falsas interpretações e falsas realizações que lhe dá uma sociedade podre. Não lhe parece você que um tal trabalho é justo?"( Eça de Queirós)

E  assim foram feitas as obras de Eça de Queirós:   O Crime do Padre Amaro, O Primo Basílio, A Relíquia, Os Maias, A  Cidade e as Serras, entre outros romances e contos) . Dedicou-se , em suas linhas, a mostrar uma sociedade portuguesa com suas múltiplas  vertentes: a influência do clero, o dia a dia nas cidades provincianas( Sintra, Leiria,Torges, Vila Real...) a pequena e média burguesia de Lisboa, os intelectuais, os aristocráticos, enfim avida do  homem comum com suas particularidades e mazelas.

Em suas obras, Eça de Queirós , no segmento gastronômico, que também entra na sua proposta, já que para mostrar o cotidiano português, não é possível deixar de lado a culinária tão rica do povo português.São muitos doces artesanais, conventuais, elaborados com emoção!! Pastéis de Nata, Toucinho do céu, arroz doce, aletria...Ah!! E a comida é farta, bem feita, gostosa!! Açorda, bacalhau regado a azeite de oliva (olha aí a dieta mediterrânea!!), arroz de forno, sardinhas e frutos do mar em geral, entre outras especialidades, pois eles são versáteis na cozinha! Em Sintra( Patrimônio Mundia em l995-Unesco), num dos hotéis mais antigos da Península Ibérica( de l764), Eça costumava se hospedar e ficava sempre no mesmo quarto!! Pasmem-comia sempre o mesmo prato: lascas de bacalhau ! Quase dois séculos depois, ainda se pode hospedar no mesmo quarto que o escritor e pedir o mesmo prato!! Fiquei apaixonada pela cidade quando lá estive no ano passado- irresistível!! Eta, terrinha!!

Na continuação tem mais Portugal, Eça de Queirós e suas citações gastronômicas inseridas  em algumas de suas obras. E, claro, algumas receitinhas portuguesas , ai, ai!!

                                                        Até mais!