terça-feira, 27 de setembro de 2011

Comida Baiana-Salve Cosme e Damião!!!




                DIA 27 DE SETEMBRO-DIA DE SÃO COSME E SÃO DAMIÃO!!!




Oh, Santos gêmeos!! Protejam as crianças, iluminem os médicos e olhem por todos nós-Amem!




                                      
                                                   RECEITAS DE COMIDAS BAIANAS

VATAPÁ

INGREDIENTES


08 pãezinhos franceses(aqui chamados de cacetinhos!! rsrsr)
02 vidros (peq.) de leite de coco
01 vidro (peq) de azeite de dendê
l/2 kg de postas de peixe (robalo, garoupa, cação...) * Dê preferência a peixe sem muita espinha ou "ossos"
01 colher (sobremesa) rasa de sal
suco de limão
meio maço de coentro picado
03 dentes de alho (amassados)
250 gramas de camarões secos
02 colheres de sopa de azeite de oliva
03 cebolas médias
01 pimentão verde (grande) em rodelas
1/2 xícara (chá) de amendoim torrado, sem pele e moído
1/2 xícara (chá) de castanha de caju torrada e moída
01 colher de (chá) de gengibre (ralada)
1/2 lata de extrato, purê ou polpa de tomate.

MODO DE PREPARAR

Descasque um pouco os pãezinhos(partes mais grossas) e deixe-os de molho em água por uns 15 minutos.Depois, esprema-os um pouco, tirando o excesso da água. Reserve.

Retire as barbas e as pontas das cabeças dos camarões secos e deixe-os de molho por uns l5 minutos.Reserve.

Amasse o alho com o coentro, o sal e acrescente o suco de limão, fazendo uma pastinha.Tempere as postas de peixes com essa pasta e deixe-as descansando por uns 10 minutos.

Em fogo brando, esquente o azeite de oliva com as cebolas,o pimentão , acrescente o molho de tomate(diluído em 01 copo de água).Tampe a panela e deixe cozinhar por uns 10 minutos.Coloque as postas de peixes, regue com 1/2 xícara de leite de coco , 04 colheres de azeite de dendê, os camarões secos (escorridos a água) e deixe cozinhar por mais 10 minutos com a panela tampada.(vire as postas uma vez antes de completar o cozimento). Desligue o fogo e deixe esfriar.Retire espinhas e osso central das postas para empregar na massa do vatapá.

NO LIQUIDIFICADOR

Coloque o pão (reservado), as castanhas, o amendoim, gengibre,o leite de coco restante, o ensopado de peixe e bata bem todos esses ingredientes em velocidade média e depois mais alta no liquidificador.Pare de vez em quando para mexer a massa .Caso fique muito grossa, acrescente 01 copo (peq) de água e volte a bater.Leve essa massa ao fogo , numa panela (tipo caldeirão) largo e fundo e mexa com colher de pau (cabo longo).Coloque o azeite de dendê, já perto de ficar pronto(uns 10 minutos antes), mexendo bem.

O tempo de cozimento é em torno de  20 a 30 minutos!!O vatapá tem um ponto para ficar pronto-quando costuma borbulhar e saltar pingos da panela. Faça o teste também colocando um pouco da massa em um pires (ao esfriar um pouco, já fica consistente).

                                                        *********************
A comida baiana já sofreu muitas intervenções, portanto o vatapá tem receitas com variações de temperos e modo de preparar diversos. Hoje, não há a "receita" do vatapá, existe sim, o vatapá "tradicional" da família baiana, transmitido por nossos avós e pais, mas que aceita inovações!! Enfim somos o tal "Caldeirão Cultural" rsrsr

* Para os que não têm tanta paciência e tempo para a cozinha, darei depois 02 receitas mais rápidas, oK?Mas, agora, deliciem-se com este prato!! Não esqueçam GULA É PECADO!!! rsrsrs


                                            



***Atenção!! Não se deixem intimidar pela extensão da receita e nem pela dificuldade de achar os ingredientes, isso é desculpa, pois com a "Globalização" até no Canadá tem restaurante baiano e os ingredientes para fazer as nossas iguarias são vendidos ,por lá, em empórios chineses- PASMEM !!No final, vale a pena!

*** As fotos de São Cosme e São Damião são do meu arquivo da Revista Bons Fluidos (outubro de 2004)- da qual gosto muito. As fotos dos pratos foram tiradas por mim ( de Caruru feito aqui em casa no aniversário de minha filha ( em setembro).
                                                 

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Comida Baiana- É festa na Bahia!! VIVA SÃO COSME & DAMIÃO




DIAS 26 E 27 DE SETEMBRO-DIAS DE SÃO COSME E SÃO DAMIÃO!!!

                                   Protetores das crianças, dos gêmeos e dos médicos !!!

                      (Foto Revista Bons Fluidos/04)                                                        
                                                          

Acta e Passio estes eram os nomes verdadeiros dos meninos, nascidos no ano 260.d.C !!! (na Arábia).Eles viveram no oriente e lá se formaram em medicina e desempenharam a profissão na Egeia, na qual também foram missionários.

Eles têm duas datas de celebração 26 e 27 de setembro. O dia 26 (nos idos do ano 530) foi a data de fundação da primeira Basílica em homenagem a eles , (conhecidos como Cosme e Damião), por isso este dia é comemorado pelo Igreja Católica! Já no dia 27, os Santos são referendados pelas religiões afros-brasileiras e a Ubanda,nas quais recebem os nomes de ibejis ou erês-divindades gêmeas da vida !É o que se chama sincretismo-o fato de associar suas entidades aos santos católicos, como forma de "escapar" da vigilância de seus SENHORES quando da escravidão no Brasil.

Os santos gêmeos são cultuados em várias regiões do Brasil como Pernambuco, Rio de Janeiro, Bahia...,nas quais são festejados com mesa farta de doces e também há distribuição de balas, pirulitos...para as crianças. Além disso , em algumas regiões, acontece o FAMOSO CARURU de Cosme e Damião.

Na Bahia, principalmente em Salvador, o CARURU está presente nestes dias em casas dos devotos dos santos, e também costuma-se oferecer este prato em festas de aniversários das pessoas nascidas du rante  todo os mês de setembro, em especial, no dia 27!! Há também procissão, às vezes saindo os santos(Cosme e Damião) de uma igreja, juntamente com outros santos em cortejos pela cidade.Durante o percurso, são saudados com fogos , acompanhados por filarmônicas (ou bandinhas) e por fiéis entoando cânticos.Vejam abaixo uma foto( tirada por mim) da procissão,que aconteceu domingo passado, em Acupe-Bahia, cidade em que mora a minha mãe!!
                                                                                        

                            

                                                   Viva os Santos-Meninos!!! (foto-Diana)
                                                        
                                          
                                                           ****************
                                        
*Em 27 de setembro-Feliz Aniversário, Simone !!! (Totalmente Exagerada)

                                                           ****************

A festa culmina com o FAMOSO CARURU que não se trata somente de um prato-o caruru propriamente dito, mas algo mais completo!! O prato consta de caruru, vatapá, galinha, peixe, farofa , feijão fradinho, acarajé, abará... tudo regado com azeite de dendê, camarão seco, castanha de caju, amendoim,gengibre, leite de coco...MARAVILHOSO!!!DELÍCIA PURA!!! Para ser um CARURU COMPLETO, "de santo" também acompanha o prato: pedaços de cana, rapadura, pipoca, banana da terra frita...DEMAIS, não!!!


                                   Cuidado com o PECADO DA GULA rsrsr!! Aguardem receitas!!
                                                                    (Feito por mim!!!)
                                                                                                                                                                       
 Para saber mais, acessem o site http://www.velhosamigos.com.br-datas/ Especiais.



                                                                                                                                                             

                                                                                                                                                                

sábado, 10 de setembro de 2011

A culinária inglesa na literatura-parte II

Olá!!!                                   
                                                      
                                                    Huuuummm!!! Delíciaaa!!                                                                                                                                                                                                                                        

  Às vezes, fico pensando "será que os jovens de hoje leem também Platão, Santo Agostinho, Rousseau ,Chandler,Thomas Mann, Goethe, Balzac, Stendhal, Dostoiévski, Hesse,  Jane Austen,Hermingway, Joyce,Cortázar, Boudelaire ,Camus, Virgínia Woolf, Fitzgerald , Flaubert, Charles Dickens, entre tantos outros autores inesquecíveis da Literatura Universal"?  Quanta beleza há nas obras desses (as) escritores(as) que fizeram a história da Literatura Universal e continuam,ainda hoje,contribuindo, através da leitura de seus livros, para o conhecimento sobre os costumes, sentimentos ... e reflexões de outras épocas!

***Citei somente os autores estrangeiros, não por merecê-los mais que os nossos escritores, aliás fantásticos!!Mas sei, como professora, que os autores nacionais são conhecidos e muitos são lidos pelos jovens-mesmo por conta do vestibular e outros concursos.

Charles Dickens, por exemplo, é um escritor inglês de obras memoráveis como Aventuras de Mr.Pickwick, Oliver Twist, David Copperfield... e Retratos Londrinos ! Neste último, ele traça um retrato do cotidiano  das ruas, lojas,parques, pubs...de Londres, fazendo uma crítica social, cheia de ironias, da metrópole britânica no século XIX!! Recomendo a leitura deste livro, pois é um Serviço Cultural de grande valor.
                                                                                               

Retratos Londrinos é um livro em formato de ensaios e crônicas, no qual Dickens descreve a sociedade londrina , baseado em  suas próprias observações. Assim, não poderia deixar de mostrar algumas citações de caráter gastronômico, presentes no livro, uma vez que esta é uma das propostas do meu Blog! Lembrem-se que o livro é ambientado em uma Londres  entre 1823-1837, portanto esperar por iguarias refinadas não condiz com os recursos da época, logo receitas com Rim e comidas meio gordurosas se fazem presentes durante as narrativas! Vejamos algumas" citações" do autor:

" A vela na lamparina transparente, feita de papel impermeável e ornamentada com "desenhos", já se apagou umas 50 vezes e o vendedor de TORTAS DE RIM, cansado de correr até a adega mais próxima para conseguir fogo, desiste..." (pg. 81)

"Ali há ainda queijos amarelados, misturados com pedacinhos de BACON barato, vários tubos de MANTEIGA de Dorset (...) e outros de MANTEIGA fresca" (pg.81)

"...Os frequentadores dos teatros a preços populares vão para as mais diversas pensões. Lá são oferecidos RINS, costeletas, coelhos, ostras, cerveja escura, charutos...tudo servido em meio ao barulho..." (pg.83)

"...Em torno das 5 e 30, sai lentamente do seu banquinho(...) e segue para jantar no mesmo restaurante...pede um pequeno rosbife com verduras e meia caneca de cerveja preta..."  (pg.233)


                                                Torta de rim- Boa aparência, não!!!

***Pesquisei sobre a Torta de Rim e achei no You  tube um casal em S.Paulo que tem um restaurante que serve exclusivamente essas tortas .Nada mais são que uma massa de torta básica com recheio de rins-porém é quase sem condimentos, o que não agrada muito ao palador do brasileiro, mas tem apreciadores!!



                                                                                                                                                  

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

A culinária inglesa na Literatura- Parte I

Olá!!!

A culinária inglesa  sempre foi" criticada"pela sua falta de "criatividade", pela pouca variedade de exemplos gastronômicos...No entanto, cultura é cultura , assim não devemos rotular o que é certo ou errado em relação ao modo de proceder, comportar-se...do outro! Hoje, a Inglaterra tem chefs ingleses que fazem sucessos pelo mundo, um deles bastante midiático-o Jamie Oliver.

Por incrível que possa parecer, conheci alguns hábitos gastronômicos dos ingleses quando li os primeiros livros de Agatha Christie, nos quais o detetive belga H.Poirot, criado pela escritora, viajava à Inglaterra para desvendar algum crime!! Era demais!!Nunca vi comer tanto rim ( em tortas, geralmente), língua enlatada(fria) e, lógico, o famoso Roast Beef, ou melhor-Rosbife!! Na sobremesa, tinha-se o Yorkshire pudding-o famoso pudim inglês! E claro, bebia-se sempre chá, bebida que o famosos detetive não gostava, pois preferia o seu chocolate quente e grosso, afinal ele era da Bélgica-lugar do famoso chocolate Lady Godiva!!

A seguir, algumas citações gastronômicas presentes nos livros de Agatha Christie

´"Numa bandeja de prata, o pudim de Natal repousava em sua glória, um pudim do tamanho de uma bola de futebol, com um ramo de azevinho espetado como uma bandeira triunfante e gloriosa chamas vermelhas e azuis ao seu redor. Ouviram-se aplausos e exclamações de "oh!, Ah!" ( em Aventura do Pudim de natal-pg. 28)

"Um homem que não gosta de sopa cremosa, de pudim feito com gordura de rins e nem de amora pretas, subitamente pede os três numa só noite"! ( em Aventura do Pudim de Natal-pg. 145)

"Lord Horbury deteve-se junto ao aparador e serviu-se distraidamente de rins". (em A  Morte nas Nuvens-pg. l03)

"George entrou, carregando uma bandeja com chocolate e biscoitos (...)Poirot serviu-se de chocolate e ficou pensativo, enquanto mexia a colher dentro da chícara".( em Uma Dose Mortal pg. 61)

"O concerto de domingo, o "passeio" de domingo e, finalmente, o cochilo de domingo, depois o tradicional almoço de domingo inglês...le rosbif..." ( em Poirot Investiga- pg 55)

                                                    ********************** 
A bem da verdade, nem tudo está perdido,não é? Nota-se que há uma variedade de pratos servidos nos cenários das histórias detetivescas de Agatha Christie!Veja esta refeição a seguir!!!

                                                    **********************

"A comida era excelente, tipicamente inglesa, e os vinhos servidos durante as refeições eram degustados por Poirot, com imenso prazer. O jantar constitui de uma sopa de legumes, peixe assado, filé de carneiro, com ervilhas, como sobremesa morangos com creme" ( em Uma dose mortal- pg.94)

                                                   ***********************

Poderia ficar aqui digitando muitas outras citações culinárias , presentes nas obras de Agatha Christie, uma vez que li muitos livros de sua autoria(alías, são livros que mostram a cultura de diversos países, uma vez que a escritora viajava muito pelo mundo)Como sou uma leitora voraz, lia tudo o que me caia às mãos rsrsrsrsr. Assim, li A Maldição do Espelho,Treze à Mesa, Assassinato no Campo de Golfe, (...)no Oriente Expresso,Passageiro para Frankfurt, Cipreste Triste,Um Brinde de Cianureto, A Casa Torta, Os Crimes A B C, (...) E lógico, Cái o Pano (último livro).Para quem gosta de histórias de detetives, investigações, suspense...recomendo os livros da autora-Boa Diversão!!! Fiquem, agora,com uma receita saborosa de Roast Beef!!

                                                   Dá água na boca!!! Delicioooso!!   

INGREDIENTES (serve 06 a 08 porções)

 02 kg de filé mignon, fatias finas de bacon, 60 gramas de manteiga ou margarina(derretida em fogo brando para não queimar), suco de 01 limão,02 colheres (sopa) de molho inglês, 02 colheres (sopa) de azeite de oliva, 02 dentes de alho (descascados e amassados), sal e pimenta cominho ou do reino a gosto.

MODO DE PREPARAR

Limpe a carne e reserve. Amasse o alho com o sal e a pimenta, adicione o caldo do limão e 01 colher de molho inglês.Tempere a carne com essa mistura, cubra-a com as fatias de bacon, prendendo-as com barbante ou palito . Despeje sobre a carne a manteiga derretida e deixe-a descansar por algumas horas, pois assim o tempero ficará bem apurado.
Após esse período de descanso, coloque a carne em uma assadeira, regue a carne com  a outra colher de molho inglês, misturado com 02 colheres(sopa) de azeite de oliva. Asse durante 30 a 40 minutos, besuntando frequentemente com o molho que se forma na assadeira.

                                          Coma com Moderação rsrsr. Lembre-se que GULA é pecado!!

Atenção!! Não deixe passar do ponto de assar.A carne deve ficar bem tostada por fora , macia e suculenta (rosada) por dentro-assim como na foto.