terça-feira, 27 de março de 2012

BOLO DE AIPIM - ( Receita fácil fácil !! )

Olá!!!

Olha só o AIPIM na carta de Caminha!!!

"Eles não lavram nem criam.Não há aqui boi, nem vaca, nem cabra, nem ovelha, nem galinha, nem qualquer outra alimária, que costumada seja ao viver dos homens. Nem comem senão desse inhame, que aqui há muito"

***O tal inhame era a mandioca da qual os índios comiam das raizes às folhas!!! rsrsr!!

                                                        Bem douradinho!!!
Para nós, baianos, o AIPIM ( mandioca , macaxera, pau de farinha, pão de pobre,uaipi, macamba...) é presença constante em nossa culinária! É uma raíz saborosa e versátil que se presta a  fazer inúmeras guloseimas, entre elas: beiju (biju ,tapioca...), escondidinho (prato muito em moda hoje em dia), cuscuz, mingaus, bolos, a farinha de mesa (ou do reino...) sem a qual o(a) baiano (a) não  vive!! Como degustar feijão ou feijoada sem farinha?! Como fazer a farofa de azeite de dendê ,para acompanhar a moqueca, sem farinha?!,como fazer o pirão do cozido (prato muito apreciado por nós) sem a farinha não dá...rsrsr!! Além disso, comemos aipim cozido no café da manhã (ou da noite rsrsr), fazemos ele frito para acompanhar alguns pratos ( um bom substituto da batata frita!). Bem, ficaria aqui um bom tempo falando do emprego do tal aipim na culinária.

Mas o que não posso esquecer é do saboroso  BOLO DE AIMPIM (sim, coloquei um M antes desse "P" porque baiano costuma nasalizar determinadas sílabas rsrsr!!!  São João sem bolo de aimpim, ai ai... é pobreza demais!!!Qualquer casa, seja ela rica ou menos favorecida,  durante as festas juninas,vai estar lá o tal bolo, bem saboroso no meio da mesa!!

                                     ******************************

Falo que o bolo é simples, pois hoje já o fazemos sem as maneirices de antes: coco in natura, ralado no ralador,passado no pano branco ou peneira fina para tira o leite de coco bem grosso!! Só se usava manteiga ( e da boa!!), o aipim era ralado também no ralador!! Vixe, Maria!! Quanto trabalho!!

 HOJE, usamos coco de garrafinha, (eu ainda a uso com baixo teor de gordura) ,margarina (se quiser ligth fica bom ) e por fim...batemos tudo no liquidificador!! Axé!! Nossos avós (principalmente os meus-portugueses) estão se revirando no túmulo!! Mas, enfim, a" modernidade" veio para usarmos a tecnologia a nosso favor, não é??Então, vamos ao BOLO !!

BOLO DE AIPIM

01 quilo de aipim, 150 gramas de manteiga ou margarina,01 colher (sopa) de fermento em pó, 02 xícaras (chá) de açúcar cristal, 04 ovos grandes,02 vidros (pequenos) de leite de coco ou 02 xícaras (chá) de leite de coco in natura(no processo antigo rsrsr), canela em pó.



MODO DE FAZER
Para manusear melhor, primeiro corte as raízes ao meio ou em três se forem grandes e só depois descasque-as. Lave-as em água corrente e depois divida os pedaços em quatro ( no sentido longitudinal). Remova os fios que ficam ligando os pedaços e depois corte o aipim em pedaços menores (para ir ao liquidificador). Reserve.

NO LIQUIDIFICADOR: Coloque 01 garrafinha de leite de coco, metade dos pedaços de aipim,01 xícara de açúcar , a manteiga. 02 ovos. Bata esses ingredientes, formando um creme. A seguir, acrescente o restante do aipim, do açúcar, a outra garrafinha de leite,e os ovos restantes. Bata envolvendo toda a massa.Por fim, acrescente o fermento e 01 colher (chá) de canela em pó. Bata mais um pouco.

Unte com manteiga uma forma  (grande) de buraco no meio e borrife em toda ela canela em pó. Despeje a massa na forma e leve ao forno preaquecido (10 min ) e deixe assar por 40 a 50 minutos. Ao tira-alo do forno, deixe esfriar um pouco, solte as beiradas com uma faca e vire sobre um prato de bolo.

                                                    Huuum!! Feito por mim!!
                                                              BOM APETITE!!

sábado, 17 de março de 2012

"Ao vencedor as batatas" (Receita deliciosa!)

Olá!!!
                                                          O Donald no topo...das batatas!!
DE ONDE VEIO A BATATA?

-Foram  os portugueses!- berrava Donald.
- Que nada- berrava mais alto o Gastão-foram os espanhóis!
Quer apostar que foram os portugueses que levaram a batata para toda a Europa?
-Quero! - aceitou o Gastão - Quem perder vai ter de descascar todas as batatas do celeiro da VOVÓ DONALDA!
- Aceito: Vamos procurar o Ludovico!
Mas o sábio não era de se apressar:
-Originalmente,a batata só era cultivada no Peru e no Equador, onde a variedade do solo facilitava o desenvolvimento de várias espécies. No século XVI, os conquistadores espanhóis levaram a batata para a Europa.Mas, no início, os europeus só a utilizavam para fins ornamentais.Como comida, eles achavam que a batata só servia para porcos e galinhas!!

                                          ***  E O DONALD TEVE DE DESCASCAR AS BATATAS...

 Na obra" Quincas Borba" , de  Machado de Assis, o personagem principal  tem  uma frase famosa  em alusão às batatas, atribuindo a esta o valor de  "prêmio". Vejamos algumas linhas para se chegar a esta conclusão!!
A filosofia de Quincas Borba é explicada neste exemplo; " Supõe tu um campo de batatas e duas tribos famintas. As batatas apenas chegam pra alimentar uma das tribos, que assim adquire forças para tranpor a montanha e ir à outra vertente, onde há batatas em abundância; mas se as duas tribosdividem em paz as batatas do campo, não chegam a nutrir-se suficientemente e morrem de inanição."

"A paz, neste caso, é a  destruição; a guerra é a conservação" (...) Então, ele finaliza: "Ao vencido, ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas"

                                                          *************************

Assim, o HUMANITISMO, filosofia criada por Quincas Borba, é pessimista, egoísta...vai de encontro à filosofia do HUMANISMO, que tem o homem como centro de tudo-do Universo, e como tal deve ser preservado acima de tudo.

                                                                                       Antes de ir ao forno!!
VAMOS A ELAS...AS BATATAS!!

PURÊ FESTIVO


Ingredientes:

01 quilo de batatas,02 colheres (sopa) de margarina ou manteiga,
01 xícara (chá) de leite de vaca, 01 pacote (tetra) de creme de leite, 02 colheres (sopa rasa) de queijo parmezão ralado, 01 copo de requeijão cremoso, 1/2 quilo de camarões (fresco ou congelados),  OU 1/2 quilo de bacalhão seco.

Tempero:  01 limão,01 cebola picadinha, 01 tomate maduro, mas firme picado, 01 pimentão verde picado, 01 dente de alho médio, 1/2 colher (café) de cominho, 03 colheres (sopa) de azeite de oliva, 01 lata de seleta (milho com ervilhas), 1/2 lata de molho de tomate, 02 xícaras (chá) de água, coentro e sal à sua vontade.

Modo de preparar o RECHEIO:

Se forem frescos: limpe os camarões normalmente ( retirando cabeças, e cartilagens...) e lave-os em água com 1/2 limão.Coloque-os para escorrer em uma peneira. Enquanto isso, amasse o alho com o sal, o cominho e o coentro, fazendo uma pastinha e adicione o caldo do meio limão. Tempere os camarões com essa mistura.Reserve.

Se forem congelados: descongele os camarões, lave-os e ponha numa paneira para escorrer. Em seguida, SIGA O MESMO PROCESSO DE TEMPERÁ-LO.

Leve uma panela ao fogo brando com o azeite de oliva e as cebolas picadas e refogue bem, acrescente os camarões, mexendo até envolvê-los.Adicione o tomate, o pimentão, o molho de tomates, as 02 xícaras de água. Tampe a panela e deixe cozinhar por uns 10 minutos.Em seguida, acrescente a seleta e , se precisar, mais um poco de água e deixe ferver por mais 5 minutos em panela aberta e fogo baixo.RESERVE.

Modo de preparar O PURÊ (deve ficar mais consistente):

Proceda com o básico de fazer purê. Depois das batatas já amassadas, acrescente o leite de vaca, a manteiga ou margarina, o queijo parmezão e o creme de leite*. Leve ao fogo mexendo até encorpar. Se precisar, corrija o sal.

Montagem  da receita:


Em um refratário ou assadeira retangular ou quadrada, espalhe  um pouco do refogado de camarão, em seguida despeje a metade do purê e alise com uma colher . Sobre o purê, acrescente todo o refogado de camarões e depois o requeijão cremoso, cobrindo todo o refogado.Acrescente o restante do purê, alisando toda a superfície e salpique queijo ralado por cima.

Leve ao forno por l5 a 20 minutos até gratinar. Veja o ponto na foto abaixo. Sirva com arroz branco e salada folhosas. Bom apetite!!
                                                      Huuummm!!Feito por mim!!

***Se não quiser usar creme de leite, use 02 xícaras de leite de vaca
*** Para quem não come carne nenhuma, pode fazer o recheio com SojaTexturizada, já fiz e ficou ótimo.
*** Para usar o recheio de bacalhau-antes dessalgue-o de véspera e proceda do mesmo modo como é feito com os  camarões.

***A foto de Donald e o texto "De onde veio a batata" foram tirados do meu livro-relíquia rsrsr " MANUAL DA VOVÓ DONALDA!! "

domingo, 11 de março de 2012

Receitas com frango-Deliciosas!!

OLÁ!!!

Até que enfim o computador fez as pazes comigo!! E custou caro, heim!! Mas valeu pagar para tê-lo de volta rsrsr!! Então, Mãos à Obra!!


O frango nosso de cada dia!!

                      

 
Gosto muito de trabalhar com receitas que usam frango. Esta ave possui uma carne macia e se presta para fazer muitos pratos saborosos. A parte do peito é a que mais uso, pois é ótima para desfiar e fazer muitas receitas práticas e deliciosas. Sempre faço: omeletes, frigideiras, tortas, rocambole com batata,panquecas..Até mesmo o trivial, peito de frango assado com alecrim que eu adoro!! 

 No entanto, também não descarto o uso de coxas, sobrecoxas, coxinha da asinha, asa, carcaça... para fazer uma deliciosa galinhada (frango cozido com arroz e...tudo junto), e também uma canjinha bem quentinha! Ai, ai...BEM,VAMOS ÀS RECEITAS!!


PEITO DE FRANGO À ROLÊ

Ingredientes:

02 peitos(médios) de frangos( Preferível já dessossados), fatias de muzzarella, fatias de presunto magro, 01pimentão em rodelas,01 cebolas em rodelas,01 colher (chá) de salsa desidratada,01 dente grande de alho,01 limão,cominho e sal a gosto, 01 colher (sobremesa) de molho inglês,01 lata de molho de tomate (pode ser com pedaços de tomates) .Palitos para auxiliar enrolar os rolês.

Modo de Preparar:

Lave os peitos de frango, esfregando em todo eles  meio limão. Tire o excesso da água , em seguida abra cada um  com cuidado, em forma de um grande bife. Tempere com uma pasta feita de alho amassado com sal, cominho e limão. Reserve.

Sobre a tábua de cortar carne, abra o bife, ajeitando, se tiver algum furo, rasgo, camuflar para não vasar ingredientes.Coloque sobre o bife as fatias de queijo mussarela, as de presunto, depois cubra os frios com rodelas de pimentão e de cebola. Enrole o bife, apertando um pouco e ajeitando as pontas para dentro,prenda-o com palito e reserve. Faça o outro peito da mesma forma.Em seguida, frite-os em uma frigideira com óleo (de milho, girassol, canola são os melhores). Escorra em papel absorvente e reserve. 

Finalizando:
Coloque uma colher (sopa) de óleo ou azeite de oliva, em uma panela larga e um pouco funda,acrescente meia lata de molho de tomates, o molho inglês, 01 xícara (chá) de água) e a salsa desidratada (pode também, se preferir, substiuí-la por orégamo. Tampe a panela e baixe a chama.Cozinhe o molho por 05 minutos.Findo esse tempo, coloque os rolês sobre o molho, cozinhando-os por mais 05 minutos, virando-os uma vez. Após os dez minutinhos, estão prontos e agora é só DEGUSTÁ-LOS!!

VEJAM COMO FICARAM...Ai, ai!!

                                                   HUUUMMM!! Feito por mim!!             
                                                        DELICIOOOOOSO!!!

*** Desculpem, mas, Infelizmente, esqueci de tirar a foto dos rolês abertos em rodelas para mostrar o visual interno!! Mas vocês imaginam, né? Bjs.

***Quem quiser um rolê mais ligth, substituir o presunto por alguns legumes e verduras como: brócolis, cenoura, abobrinha em rodelas...)          

quarta-feira, 7 de março de 2012

Bem-casados...agarradinhos, juntos para sempre...!!!!

Olá, queridas (os)!!!


Quero agradecer a vocês que têm visitado o meu blog e feito comentários animadores sobre as postagens.Ultimamente, estou sem computador, ele resolveu me dar o ZIG, ou seja, pifou!! rsrsr.

Mas, hoje, senti falta de fazer uma postagem, de visitar alguns seguidores, agradecer a outros pela assiduidade.Portanto, aqui estou, através do L.Top de minha filha, para matar as saudades.

Não poderei dispor sempre desse micro, mas espero consertar logo o computador "pau pra toda obra" rsrsr e assim continuar as postagens com mais afinco.Bjs.

                              ***********************
                                                  Roupagem de casamento!!  
Enquanto isso, vejam e tentem sentir o sabor dessa doçura chamada BEM-CASADOS!!






INGREDIENTES:

                                                                                                    Huuuuummmmm!!!
MASSA

05 colheres(sopa) de manteiga ou margarina (sem sal) 05 colheres (sopa) de açúcar refinado, 02 gemas (passadas na peneira), 1/2 xícara (há) de amido de milho, 05 gotas de essência de baunilha, 01 pitada de sal, 01 xícara (chá) de farinha de trigo.


RECHEIO:300 gramas de doce de leite pastoso.

MODO DE PREPARAR:

Bata a manteiga , o açúcar e as gemas na batedeira até formar um creme.Junte o amido de milho, a baunilha e o sal e bata mais um pouco até envolver os ingredientes ao creme.Desligue a batedeira e misture a farinha de trigo aos poucos, amassando até a massa soltar das mãos.Envolva a massa em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos.

Após refrigerar, abra a massa entre dois pedaços de filme plástico.Ddepois, retire o filme e corte a massa com um cortador redondo. Coloque em uma assadeira (não é preciso untar)e leve ao forno preaquecido (180 graus C) por 15 minutos ou até dourar apenas a parte de baixo.

Espere esfriar, retire da assadeira com auxílio de uma espátula e recheie as partes, com 01 colher de sobremesa de doce de leite, unindo-as.

                                          *******************************

***Notas do blog-Você pode fazer o bem -casado mais magrinho, usando adoçante próprio para forno e fogão nas mesmas proporções do açúcar, assim como usar margarina light e doce de leite diet.

***Se você for degustar em casa, sem fazer cobertura, pode rolar as laterais dos  bem- casados no coco ralado , fica charmoso e, lógico, mais gostooooso rsrsr!!! 

***Se forem bem-casados para festas, pode banhá-los em chocolate, cobri-los com glacê americano...enfeitá-lo a seu gosto (como na foto, por exemplo). 

***Quem quiser variar o recheio, pode fazê-lo com ganache,geleia...                         
               
                                                                    
ESPERO QUE TENHAM GOSTADO!! BEIJOS