terça-feira, 29 de maio de 2012

Risoto de Cogumelos-Receita.


                                                                               

                                                 Huuumm!!Delicioso!!!  

RISOTO FESTIVO!!


O risoto é um prato único,pois completo! É uma receita elaborada, mas não difícil de fazer, cuja base é o arroz (de preferência o arbório). É um prato consistente, com ingredientes diversos, o que  o torna bastante saboroso!

No dia da Mães, este ano,fizemos um almoço delicioso à base de bacalhau, peixe ao forno ...Já no jantar, servimos peixe a dorê com molho de camarões.Mas, como uma das minhas filhas é alérgica a camarões, optamos por um segundo prato- o risoto de cogumelo, aliás feito por ela!! Receita e fotos a seguir.


Ingredientes:02 xícaras(chá) de arroz arbório,01 xícara (chá) de vinho branco,02 tabletes de caldo de legumes ou de carne,05 colheres (sopa) de azeite de oliva,02 xícaras (chá) de margarina ou manteiga  1/2 copo de requeijão cremoso,01 xícara (chá) de alho poró em aneis,04 colheres (sopa) de queijo parmezão,01 cebola média picada, 01 vidro de cogumelos brancos(tipo francês)*, 01 colher (café) de cominho ou pimenta do reino,01 colher cheia (chá) de açafrão ou cúrcuma, 01 colher (café)) de alecrim seco,manjericão a gosto (limite-se, pois o sabor sobrepuja os demais condimentos), um ramo de salsão, (ou salsa), uma pitada de noz moscada, sal a gosto (lembre-se que já tem os tabletes de caldo...), 1 litro e meio de água.

Modo de Preparar:Leve uma panela mais ou menos funda e aberta ao fogo com 1 litro e meio de água.Acrescente os tabletes de caldo,o manjericão, o cominho, o açafrão,o alecrim, a noz moscada,o salsão,02 colheres de azeite de oliva, 02 colheres (sopa) de aneis de alho poró, e metade da cebola picada.Deixe ferver e o caldo reduzir um pouco  e tomar gosto.

Em outra panela, também mais aberta, doure a manteiga , juntamente com as 03 colheres de azeite de oliva, acrescente os cogumelos, o restante do alho poró, da cebola picada,adicione o arroz, mexendo bem até envolver os temperos, despeje o vinho e deixe evaporar.Aos poucos (com auxílio de uma concha), vá colocando o caldo de de legumes feito,mexendo bem, mantendo o preparo em fonto de fervura , proceda assim até quase terminar o caldo e o arroz estiver molhadinho e macio.Diminua a chama do fogão, acrescente o queijo parmezão, o requeijão cremoso e envolva bem.

Desligue o fogo, coloque o Risoto imediatamente em uma travessa de ir à mesa e sirva quente.

OPCIONAL!! Decore com frutas seca (nozes, amêndoas...) e umas folhinhas de manjericão.

                                  *****************
Para um momento mais intimista, um jantarzinho a dois, por exemplo,você pode servir esse risoto, se quiser variando os ingrediente. Para finalizar a noite, sirva este mimo de sobremesa,cujo nome é "Sobremesa Delicada"- uma receita tirada de um livro" As Grandes Festas de Cláudia"(pgs.209-2l2) ,que tenho há muito tempo, (colecionado em fascículos e depois mandado encardenar!!Vinha todo mês junto com a assinatura da revista Cláudia! 
                                                              Huumm!!Finíssima!!
Sobremesa Delicada

Ingredientes: 1/2 quilo de sorvete de baunilha, suco de 01 limão, casca ralada de 01 limão, 01 clara, 02 colheres(chá) de açúcar, 1/2 garrafa de Champanha ( pode substituir, por minha conta rsrsrs, por proseco).

Modo de preparar:Bata o sorvete até ficar cremoso.Junte o suco e a casca do limão e mexa bem. À parte,bata a clara em ponto de neve, e acrescente o açúcar ficar em ponto firme.Misture cuidadosamente ao sorvete e leve ao congelador de um dia para o outro. No momento de servir, coloque o champanha em duas taças longas e  grandes até 3/4 da capacidade.A seguir, ponha em cada uma uma bola do sorvete e sirva imediatamente.

                        A Noite Vai Ser Um Sucesso!!!
                                                        BOM APETITE!!!

terça-feira, 22 de maio de 2012

Torta de Atum (Liquidificador)

Olá!!

Estou investindo em receitinhas fáceis de fazer e que dependem de poucos minutos para serem elaboradas.Assim, lembrei-me, essa semana, de uma torta de liquidificador, cujo recheio é de atum, mas pode ser também de sardinha, frango, carne moída... e resolvi postá-la. Além de rápida também é bem saborosa!!Vejam, a seguir, a receita.

TORTA DE ATUM (Liquidificador)

Ingredientes (massa):03 ovos,1/2 xícara (chá) de óleo, 01 xícara (chá) de leite, 08 colheres (sopa) de farinha de trigo ,01 colher(sopa)de fermento em pó, 03 colheres(sopa) de queijo parmezão ralado, 01 colher(chá) de sal, 05 colheres (sopa) de requeijão cremoso, margarina e farinha de trigo para untar a forma
.
 Modo de Preparar a massa: coloque os ingredientes líquidos no liquidificador e bata rapidamente, só para misturar.Em seguida, adicione os outros ingredientes e bata bem. Reserve.
                                            

Recheio:01 lata de atum (de preferência sólido),01 tomate em cubinhos, 01 cebola médias picadinha, 01 dente de alho amassadinho 01 pimentão verde pequeno,01 colher (chá) de orégano,01 lata de seleta de legumes (milho e ervilha,ou ervilha e cenouras....), meio vidro de azeitonas (ou  6 a 10 azeitonas verdes ou pretas), se gostar, coloque coentro (assim o faço, pois o recheio é de peixe), mas pode colocar salsinha no lugar do coentro, 03 colheres (sopa) de azeite de oliva, 03 colheres de extrato ou molho de tomate pronto, diluidas em uma xícara (chá) de água.
Modo de preparar o recheio: Leve uma frigideira  um pouco funda ao fogo médio, acrescente o azeite de oliva, o alho amassado,a cebola, o tomate e o pimentão, refogue bem até murchar um pouco.Em seguida,adicione o atum (escorra um pouco), a seleta de legumes, o molho de tomate, o coentro( picadinho), envolvendo bem os ingredientes.Por fim, coloque as azeitonas e o orégano, misturando-os.Deixe reduzir o caldo, ficando um molho mais grossinho.Corrija o sal,pois o atum é enlatado, portanto já tem sal.Deixe esfriar um pouco para empregar.
                                                 
                                               Indo para o forno!!!
 Douradinha!!Saindo do forno!!!

                                                             Huuummm!!!
Montagem:Unte (com margarina e borrife farinha de trigo) uma forma refratária, de aro ou assadeira (média), de formato a seu gosto. Despeje um pouco menos da metade da massa, acrescente todo o recheio sobre esta e distribua as colheres de requeijão cremoso por toda a extensão (sobre o atum) . Por fim, cubra todo o recheio com o restante da massa.Leve ao forno preaquecido por mais ou menos 30 a 40 minutos .

                         É só degustar!!!
                   

Lembram? Gula é pecado rsrsr!!!

terça-feira, 15 de maio de 2012

Hoje, o Blog DEGUSTAR LER & SONHAR faz um ano!!

                         Brindemos à saúde de todos nós!!        
                                       TIM TIM!!!!!

  
Comecei o blog movida pelo entusiasmo que tenho pelas Letras, em especial pela Literatura!Assim, articulei a essas duas paixões as citações gastronômicas, presentes em obras literárias em geral (romances, contos, poemas, músicas...)

Na verdade, a feitura do blog contou com a ajuda "veterana" de uma das minhas filhas, e os comentários iniciais foram advindos da divulgação das minhas duas filhas, entre amigos, colegas... 

A princípio, pensei em fazer um trabalho de Literatura comentada sobre o universo gastronômico presente nas obras!  Assim,comentei algumas citações culinárias e até postei algumas receitas dadas nas obras, quando assim o autor(a) fazia , mas quando não havia a receita, eu pesquisava nos hábitos e cultura do país, cidade,vila...citados ou onde a história fosse ambientada  e a publicava.

Comecei eufórica, estava disposta a fazer " O BLOG", mas o efeito não foi o desejado!!A leitura não está no hábito de muitas pessoas,felizmente a gastronomia está em alta!!!Então comecei a reduzir o espaço literário, pois requer pesquisas e leituras e ampliei as receitas em geral!

        
        ******************                     
                                                                      
Como sou persistentes, desistir, por enquanto, não é o meu pensamento, assim farei um pausa durante o mês de junho para reformular o blog. No entanto, visitarei  meus  fieis seguidores sempre que puder!Agradeço a todos vocês pela atenção,os incentivos e comentários valorosos!! A saudade vai ser enoooorme!!

                                                               HUUUUMMM!!!     
                Lembram? Cuidado, Gula é pecado rsrsr!!!!

                                    
Atenção!!

***Vejam a postagem do Dia Das Mães (anterior a esta), ficou interessante!
***Postarei até o final de maio! Muitas receitas saborosas ainda virão rsrsr!!
                             Beijos, Dy.





























                                  

domingo, 13 de maio de 2012

Feliz Dia das Mães!! (13/05/2012)

                                           Para as mamães!!
"Por que Deus permite
que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não se apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrrugada, água pura,ar puro,puro pensamento"
(...)  (C.Drumond de Andrade) 

  O Dia das Mães é bastante significativo para mim, pois ainda tenho Mãe, o que é uma dádiva!! Além disso, sou Mãe de duas moças lindas as quais amo demais!!Este segundo domingo de maio foi festivo para mim, pois tive a presença de minha mãe e de minhas duas "meninas", além, claro, do meu marido,pai feliz com a presença das filha em nosso almoço comemorativo de Dia das Mães!!

Hoje, dia 13 de Maio, dia de dupla comemoração, pois esta data é o marco da Libertação da Escravatura no Brasil! E este ano também  comemoramos "O Dia Das  Mães!"  neste mesmo dia! 
Assim, para todas as mulheres que tiveram a dádiva de serem mães biológicas, adotivas, de empréstimos," mãedrastas " ...desejo que tenham tido um dia maravilhoso ao lado de seus filhos (as) queridos (as).Aqui lembro o ditado: "Ser mãe é padecer no paraíso" , mas também vibramos com nossos filhos nos momentos de vitórias e alegrias, ficamos felizes se estão alegres e entristecemos se eles estão descontentes! (...)

                              Feliz Dia Das Mães!!            

Beijos, Dy.

terça-feira, 8 de maio de 2012

A Berinjela e suas propriedades!! ( RECEITAS)

EXPERIMENTE A BERINJELA!!!


Nem todo mundo gosta de berinjela,legume originário da Índia e China, rico em carboidrato que gera fonte de energia.Mas já existem estudos sobre as propiedades de a berinjela baixar os níveis de triglicérides, do colestetol ruim e do ácido úrico!Além disso, é rica em vitaminas,sais minerais, flavonóides...
                                                                                 

A Farinha de berinjela tem sido usada  para combater aquela barriguinha  indesejada por homens e, principalmente, pelas MULHERES rsrsrsr!!! A farinha proporciona a diminuição da circunferência abdominal e a redução da gordura que está associada ao diabetes 2 e às doenças cardiovasculares(Conforme pesquisadores e nutricionistas da UFRJ) -Revista Saúde/10.

A farinha de berinjela já existe em lojas de venda de produtos naturais, algumas delicatessen e até em supermercados! Mas você pode fazê-la em casa e o processo é bem simples!

Receita da Farinha de Berinjela

Escolha berinjelas com as cascas lisas , bem brilhantes, sem manchas .Desidrate o fruto no forno a 200 graus por mais ou menos 02 horas.Em seguida, bata no liquidificador ou no processador.

A farinha tem validade de 01 ano se armazenada corretamente, ou seja, fora de umidade e incidência de luz. A farinha pode ser adicionada em sopas, iogurtes, vitaminas, sucos...além disso pode-se fazer pães , biscoitos e bolos, pois não fica com sabor acentuado!!Já experimentei comprada pronta e também já fiz várias vezes esta receitinha!!Vale a pena!! 


***As berinjelas também  são muito usadas na cozinha árabe, indiana, francesa, grega...Veja, a seguir, uma receitinha bem simples e saborosa!!

                                                                                          
 ** PRONTA PARA IR AO FORNO!
BERINJELAS AO FORNO (para 04 pessoas)

Ingredientes: 2 berinjelas grandes, 01 cebola grande picada, 02 dentes de alho socados,02 colheres sopa de salsinha  picada, pimenta síria  a gosto( ou cominho), 01 tomate grande maduro sem sementes, cortado em cubinhos, 50 gramas de mozzarella em fatias, 250 gramas de carne moída, 01 colher (sopa) de manteiga ou margarina, 1/2 xícara (chá) de molho de tomate pronto diluído em água até completar a xícara, sal a gosto.

Modo de Preparar: afervente a berinjela por 03 minutos (fogo baixo).Em seguida, corte as pontas e abra ao meio no sentido do comprimento e retire parte do  miolo, sem ferir a casca.

Em uma panela, refogue na manteiga a cebola, os alhos e a salsinha.Junte a carne moída, o miolo retirado do legume,  a pimenta e o sal, e cozinhe por 15 a 20 minutos. Recheie as berinjelas com esta mistura, acrescente os tomates,  cubra-as com as fatias de mozzarella. Coloque-as em um refratário e regue com o molho de tomate. Leve ao forno preaquecido, a 180 graus C, por mais ou menos 10 minutos, ou até o queijo derreter.

                                              HUUUMMM!!!FEITO POR MIM!!!!

                                    PRONTA PARA SER SERVIDA!! BOM APETITE!!